13 de maio de 2018

O Cantinho da Filarmónica Maio de 2018



Mafalda Veríssimo
Olá, sou a Mafalda, tenho 13 anos e sou uma das participantes na SFUM.

Na Filarmónica o meu instrumento é a flauta transversal, e é disso que vos vou falar.

Ela pertence ao grupo das madeiras porque antigamente (até ao final da primeira metade do séc. XIX) o material de construção das flautas era a madeira ou canas de bambu. Hoje em dia a maioria é construída a partir do metal (através da utilização de ligas metálicas com níquel, prata, ouro ou ainda platina).

Ainda existem algumas delas feitas de madeira, tendo uma estrutura completamente diferente da anterior. As flautas de madeira são utilizadas sobretudo na música tradicional de vários países.

Neste instrumento, e por se tratar de um instrumento de embocadura livre, pequenas alterações no ângulo do sopro interferem bastante no equilíbrio da afinação. É preciso muito cuidado para não desafinar….

Eu gosto de tocar flauta pois tem um som suave e agudo, mas ao mesmo tempo também consegue chegar a algumas notas graves, com um som mais aveludado e cheio.

Gosto também de música em geral e frequento o ensino articulado, pelo que tenho aulas de música na escola. É giro e ficamos com habilitações musicais juntamente com as escolares.

Mas o mais engraçado é tocar um instrumento do grupo das madeiras e não ter nenhuma parte de madeira, mas sim de metal. Mas agora já sabem o porquê.

Saudações musicais para todos.

A música da SFUM: Mafalda Veríssimo

Nota da Direção:

Estamos já perto da Feira Mostra de Mação e como é habitual a SFUM irá atuará na sua inauguração e também participar com um “museu filarmónico”.

Este ano, através de uma parceria com a Orquestra Filarmónica 12 de Abril a SFUM irá também participar no concerto do grande músico português Jorge Palma, que atuará em Mação no dia 29/06/2018.

Foram selecionados 8 músicos da SFUM para participar no concerto. Venham a Mação, venham visitar a Feira Mostra, venham ver (e ouvir…) Jorge Palma e um pouquinho da nossa SFUM que estará muito bem representada.


1 comentário: